Muitos candidatos me enviam comentários perguntando sobre o limite de idade para ingressar na Polícia Militar do Ceará. Segundo o edital &...

Passou na prova e já tem 30 anos ou mais

05:21 Redação 17 Comments

Muitos candidatos me enviam comentários perguntando sobre o limite de idade para ingressar na Polícia Militar do Ceará. Segundo o edital "Somente serão admitidos à matrícula no Curso de Formação Profissional os candidatos que tiverem idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e inferior a 30 (trinta) anos". 


O que leva as pessoas a confundirem sobre este assunto é o termo utilizado "inferior a 30(trinta) anos", que leva muita gente a crer que a idade limite é de 30 anos. Infelizmente, não é.



17 Comentarios:

O edital de lançamento do concurso da PMCE faz duas referências as tatuagens como condições incapacitantes: Na primeira menção, diz que ...

É proibido ter tatuagem para ingressar na PM?

17:03 Redação 5 Comments

O edital de lançamento do concurso da PMCE faz duas referências as tatuagens como condições incapacitantes:


Na primeira menção, diz que é uma condição que impede o candidato de assumir o cargo de soldado, tatuagem definitiva desde que visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas. Já na segunda, cicatrizes inestéticas, ou seja, feias,  provenientes da retirada de tatuagens.



5 Comentarios:

O concurso passado inovou (pelo menos aqui no Ceará) quando permitiu que alguns candidatos que atingiram a média pudessem ser convocados s...

Sobre as "chamadas-extras"...

11:30 Redação 124 Comments

O concurso passado inovou (pelo menos aqui no Ceará) quando permitiu que alguns candidatos que atingiram a média pudessem ser convocados sem a necessidade de um novo concurso. 


A organizadora da famigerada Segunda Chamada foia Universidade Estadual do Ceará(UECE) e cá entre nós, foi muito competente. Foram convocados aqueles candidatos que tiveram nota imediatamente inferior ao do último colocado na primeira fase da primeira chamada, de modo que o último lugar nessa segunda chamada tinha feito 72.00 ou 72,50 (não recordo exatamente).



124 Comentarios:

Pergunta de um candidato anônimo: "Q uem fuma e não tem problemas na saude pode ser reprovado por conta do raio x do torax? para q se...

Raios X do tórax, pra que serve?

10:49 Redação 13 Comments

Pergunta de um candidato anônimo: "Quem fuma e não tem problemas na saude pode ser reprovado por conta do raio x do torax? para q serve esse exame? me tire essa dúvida por favor.

Por questão de saúde mesmo, o ideal é não fumar. Mas não é essa a finalidade principal desse exame. Na verdade, sua necessidade ocorre para que sejam identificadas deformidades os anomalias que constam como condições incapacitantes dispostas no edital.


13 Comentarios:

Ontem conversava com alguns candidatos e quando disse-lhes que o exame toxicológico deveria ser entregue lacrado vi que eles ficaram bast...

Atenção: O exame toxicológico deve ser entregue lacrado

09:02 Redação 20 Comments

Ontem conversava com alguns candidatos e quando disse-lhes que o exame toxicológico deveria ser entregue lacrado vi que eles ficaram bastante surpresos. Claro, essa exigência só é explicitada por virtude do comunicado da organizadora sobre a entrega deste teste.



20 Comentarios:

Creio que essa seja uma pergunta que muitos candidatos se fazem. Embora realmente haja a exigência de certidões que atestem que o candidat...

Nome no SPC reprova?

04:23 Redação 11 Comments

Creio que essa seja uma pergunta que muitos candidatos se fazem. Embora realmente haja a exigência de certidões que atestem que o candidato não possui seu nome incluído na lista de devedores do SPC e SERASA para o ingresso no serviço público (pelo menos nas edições anteriores foi assim), algumas considerações devem ser feitas:


Primeira: Tal exigência fere princípios constitucionais, sendo apontado por muitos advogados como causa fácil de ser ganha na Justiça: "É direito de todo cidadão trabalhar e sustenta-se do trabalho. A empresa que limita esse direito vai de encontro aos princípios constitucionais".



11 Comentarios:

Um leitor entrou em contato comigo e perguntou quais são os exames que devem ser entregues, a partir do dia 20 de Abril. Esta é uma dúvida...

Segunda Fase: Quais os exames devem ser entregues?

03:33 Redação 37 Comments

Um leitor entrou em contato comigo e perguntou quais são os exames que devem ser entregues, a partir do dia 20 de Abril. Esta é uma dúvida que a essa altura do campeonato não deveria mais existir, mas então, vamos lá:


O edital de convocação para a inspeção de saúde diz o seguinte: 4.1.1 O candidato deverá apresentar os seguintes exames, os quais deverão obrigatoriamente vir acompanhados dos respectivos laudos:  

37 Comentarios:

É grande a dúvida entre os candidatos de como funciona o exame odontológico. Ele é bem simples, mas alguns questionamentos persistem: Cári...

Exame odontológico: Carie reprova?

14:52 Redação 20 Comments

É grande a dúvida entre os candidatos de como funciona o exame odontológico. Ele é bem simples, mas alguns questionamentos persistem: Cárie reprova? 


O edital não fala em reprovação por conta da apresentação ou não de cárie. Sinceramente, até hoje não vi um caso sobre isto, até porque aqueles que guardam algum receio, geralmente procuraram tratamento.

20 Comentarios:

A Segunda fase do concurso PMCE 2011/2012 compreende os exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Mas afinal, o que é esse ex...

Inspeção de Saúde: O que significa exame biométrico?

14:40 Redação 51 Comments

A Segunda fase do concurso PMCE 2011/2012 compreende os exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Mas afinal, o que é esse exame biométrico? 


O exame biométrico serve para avaliar as características físicas do candidato. É nessa fase que são feitas as medições do corpo, bem como a pesagem e análise das condições incapacitantes discriminadas no edital nº 1.


Para candidatos do sexo masculino, a altura mínima, por exemplo, é de 1m62cm, para mulheres, a altura mínima exigida é de 1m57cm. 

51 Comentarios:

Está sendo divulgado um boato (até agora é) de que o exame toxicológico deverá ser entregue na mesma data em que o candidato deverá entregar...

O exame toxicológico deve ser entregue no dia da inspeção de saúde?

09:52 Redação 24 Comments

Está sendo divulgado um boato (até agora é) de que o exame toxicológico deverá ser entregue na mesma data em que o candidato deverá entregar os exames exigidos para a inspeção de saúde.


Bom, nos concursos passados, o toxicológico era pra ser entregue em data oportunamente anunciada no site da organizadora do concurso, até porque o tempo para que esse teste seja feito demora um pouco e as clínicas cadastradas são muito poucas para a grande demanda. 



24 Comentarios:

Um leitor me perguntou se a clínica Hígia, a qual o candidato deverá entregar a relação dos exames contidos no item 8.9.2 do edital nº 1, ...

Onde fazer os exames médicos?

07:15 Redação 14 Comments

Um leitor me perguntou se a clínica Hígia, a qual o candidato deverá entregar a relação dos exames contidos no item 8.9.2 do edital nº 1, incluídos aqueles referidos no edital nº 2, deveriam ser feitos lá. Não, os exames podem ser feitos à critério do candidato, desde venham acompanhados do respectivo laudo e com o número do RG no próprio laudo. 



14 Comentarios:

Encontrei esse artigo que fala sobre um teste de detecção de drogas em larga escala, no site da  Psychemedics , referência nesse tipo de e...

Saiba tudo sobre exames toxicológicos

18:39 Redação 0 Comments


Encontrei esse artigo que fala sobre um teste de detecção de drogas em larga escala, no site da Psychemedics, referência nesse tipo de exame. Provavelmente os laboratórios que os candidatos deverão procurar tenham convênio com esta empresa. Aí vai:
O exame toxicológico possui várias aplicações; Para encontrar indícios de exposição ou ingestão de produtos tóxicos, drogas de abuso e substâncias potencialmente causadoras de intoxicações.

0 Comentarios:

A partir de agora  você terá um espaço onde suas dúvidas poderão ser esclarecidas. Mande um comentário com o seu questionamento que em bre...

Mande sua dúvida!

16:08 Redação 152 Comments

A partir de agora  você terá um espaço onde suas dúvidas poderão ser esclarecidas. Mande um comentário com o seu questionamento que em breve estarei respondendo com uma postagem sobre o assunto. 


152 Comentarios:

Saiu a lista dos aprovados no concurso da Polícia Militar do Ceará 2011/2012. A prova foi realizada em 16 de Fevereiro deste ano e se des...

Cespe/Unb divulga resultado do concurso da Polícia Militar do Ceará

09:04 Redação 12 Comments

Saiu a lista dos aprovados no concurso da Polícia Militar do Ceará 2011/2012. A prova foi realizada em 16 de Fevereiro deste ano e se destina ao preenchimento de 1 mil vagas para o Curso de Formação de Soldados. Para a relação dos aprovados, clique aqui.

12 Comentarios:

sábado, 31 de março de 2012

Passou na prova e já tem 30 anos ou mais

Muitos candidatos me enviam comentários perguntando sobre o limite de idade para ingressar na Polícia Militar do Ceará. Segundo o edital "Somente serão admitidos à matrícula no Curso de Formação Profissional os candidatos que tiverem idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e inferior a 30 (trinta) anos". 


O que leva as pessoas a confundirem sobre este assunto é o termo utilizado "inferior a 30(trinta) anos", que leva muita gente a crer que a idade limite é de 30 anos. Infelizmente, não é.



sexta-feira, 30 de março de 2012

É proibido ter tatuagem para ingressar na PM?

O edital de lançamento do concurso da PMCE faz duas referências as tatuagens como condições incapacitantes:


Na primeira menção, diz que é uma condição que impede o candidato de assumir o cargo de soldado, tatuagem definitiva desde que visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas. Já na segunda, cicatrizes inestéticas, ou seja, feias,  provenientes da retirada de tatuagens.



Sobre as "chamadas-extras"...

O concurso passado inovou (pelo menos aqui no Ceará) quando permitiu que alguns candidatos que atingiram a média pudessem ser convocados sem a necessidade de um novo concurso. 


A organizadora da famigerada Segunda Chamada foia Universidade Estadual do Ceará(UECE) e cá entre nós, foi muito competente. Foram convocados aqueles candidatos que tiveram nota imediatamente inferior ao do último colocado na primeira fase da primeira chamada, de modo que o último lugar nessa segunda chamada tinha feito 72.00 ou 72,50 (não recordo exatamente).



quinta-feira, 29 de março de 2012

Raios X do tórax, pra que serve?

Pergunta de um candidato anônimo: "Quem fuma e não tem problemas na saude pode ser reprovado por conta do raio x do torax? para q serve esse exame? me tire essa dúvida por favor.

Por questão de saúde mesmo, o ideal é não fumar. Mas não é essa a finalidade principal desse exame. Na verdade, sua necessidade ocorre para que sejam identificadas deformidades os anomalias que constam como condições incapacitantes dispostas no edital.


Atenção: O exame toxicológico deve ser entregue lacrado

Ontem conversava com alguns candidatos e quando disse-lhes que o exame toxicológico deveria ser entregue lacrado vi que eles ficaram bastante surpresos. Claro, essa exigência só é explicitada por virtude do comunicado da organizadora sobre a entrega deste teste.



Nome no SPC reprova?

Creio que essa seja uma pergunta que muitos candidatos se fazem. Embora realmente haja a exigência de certidões que atestem que o candidato não possui seu nome incluído na lista de devedores do SPC e SERASA para o ingresso no serviço público (pelo menos nas edições anteriores foi assim), algumas considerações devem ser feitas:


Primeira: Tal exigência fere princípios constitucionais, sendo apontado por muitos advogados como causa fácil de ser ganha na Justiça: "É direito de todo cidadão trabalhar e sustenta-se do trabalho. A empresa que limita esse direito vai de encontro aos princípios constitucionais".



Segunda Fase: Quais os exames devem ser entregues?

Um leitor entrou em contato comigo e perguntou quais são os exames que devem ser entregues, a partir do dia 20 de Abril. Esta é uma dúvida que a essa altura do campeonato não deveria mais existir, mas então, vamos lá:


O edital de convocação para a inspeção de saúde diz o seguinte: 4.1.1 O candidato deverá apresentar os seguintes exames, os quais deverão obrigatoriamente vir acompanhados dos respectivos laudos:  

quarta-feira, 28 de março de 2012

Exame odontológico: Carie reprova?

É grande a dúvida entre os candidatos de como funciona o exame odontológico. Ele é bem simples, mas alguns questionamentos persistem: Cárie reprova? 


O edital não fala em reprovação por conta da apresentação ou não de cárie. Sinceramente, até hoje não vi um caso sobre isto, até porque aqueles que guardam algum receio, geralmente procuraram tratamento.

Inspeção de Saúde: O que significa exame biométrico?

A Segunda fase do concurso PMCE 2011/2012 compreende os exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Mas afinal, o que é esse exame biométrico? 


O exame biométrico serve para avaliar as características físicas do candidato. É nessa fase que são feitas as medições do corpo, bem como a pesagem e análise das condições incapacitantes discriminadas no edital nº 1.


Para candidatos do sexo masculino, a altura mínima, por exemplo, é de 1m62cm, para mulheres, a altura mínima exigida é de 1m57cm. 

O exame toxicológico deve ser entregue no dia da inspeção de saúde?

Está sendo divulgado um boato (até agora é) de que o exame toxicológico deverá ser entregue na mesma data em que o candidato deverá entregar os exames exigidos para a inspeção de saúde.


Bom, nos concursos passados, o toxicológico era pra ser entregue em data oportunamente anunciada no site da organizadora do concurso, até porque o tempo para que esse teste seja feito demora um pouco e as clínicas cadastradas são muito poucas para a grande demanda. 



Onde fazer os exames médicos?

Um leitor me perguntou se a clínica Hígia, a qual o candidato deverá entregar a relação dos exames contidos no item 8.9.2 do edital nº 1, incluídos aqueles referidos no edital nº 2, deveriam ser feitos lá. Não, os exames podem ser feitos à critério do candidato, desde venham acompanhados do respectivo laudo e com o número do RG no próprio laudo. 



terça-feira, 27 de março de 2012

Saiba tudo sobre exames toxicológicos


Encontrei esse artigo que fala sobre um teste de detecção de drogas em larga escala, no site da Psychemedics, referência nesse tipo de exame. Provavelmente os laboratórios que os candidatos deverão procurar tenham convênio com esta empresa. Aí vai:
O exame toxicológico possui várias aplicações; Para encontrar indícios de exposição ou ingestão de produtos tóxicos, drogas de abuso e substâncias potencialmente causadoras de intoxicações.

Mande sua dúvida!

A partir de agora  você terá um espaço onde suas dúvidas poderão ser esclarecidas. Mande um comentário com o seu questionamento que em breve estarei respondendo com uma postagem sobre o assunto. 


segunda-feira, 26 de março de 2012

Cespe/Unb divulga resultado do concurso da Polícia Militar do Ceará

Saiu a lista dos aprovados no concurso da Polícia Militar do Ceará 2011/2012. A prova foi realizada em 16 de Fevereiro deste ano e se destina ao preenchimento de 1 mil vagas para o Curso de Formação de Soldados. Para a relação dos aprovados, clique aqui.