quarta-feira, 28 de março de 2012

Exame odontológico: Carie reprova?

É grande a dúvida entre os candidatos de como funciona o exame odontológico. Ele é bem simples, mas alguns questionamentos persistem: Cárie reprova? 


O edital não fala em reprovação por conta da apresentação ou não de cárie. Sinceramente, até hoje não vi um caso sobre isto, até porque aqueles que guardam algum receio, geralmente procuraram tratamento.



Porém, o item 8.9.1.3.1 diz o seguinte: Será considerado inapto o candidato que não possuir 24 elementos dentários, tolerando-se dentes 
artificiais (coroas, pontes fixas e móveis), sendo um mínimo de 18 dentes hígidos e(ou) restaurados. 


A palavra hígido, quer dizer saudável mas é costumeiramente associada a dente natural, porque o contexto faz pensar isto. Aí é onde pode haver a referência sobre cárie, uma vez que um dente "cariado" não pode ser considerado saudável. 

17 comentários:

  1. Esse da foto com certeza ficaria kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Acredito que hígido ou restaurado ,isso quer dizer saudaveis e sem carié

    ResponderExcluir
  3. Cara, tem alguma informação quanto aos SISOs, tipo os malditos dentes que nascem por último e sempre acabam tortos ?

    ResponderExcluir
  4. Roberto Fernandes, antes de tudo Parabéns pelo Blog, vc escreve muito bem, sabe realmente as dúvidas da galera, tá prestando um ótimo serviço aos que pretendem entrar pra carreira militar. Deus te cubra de bençãos meu amigo!

    Essa questão dos sisos. Fui ao dentista há alguns anos e me falou que eu tinha um nascendo e que ele iria empurrar os demais e que eu deveria tirar o raio x da arcada dentária pra obter maior certeza e se o caso fosse extraí-los. Só que não obedeci, fui pra casa e não fiz nada.

    Será que isso pode me tornar inapto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Inclusive na minha época esses dentes também estavam querendo dar o ar da graça...

      Excluir
  5. sera que havera 2ºª chamada para pmce

    ResponderExcluir
  6. Fernandes um dente desses que nasce depois(3 molar) esta nascendo por baixo do outro dente, que vc me diz podem me reprovar por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem nenhum problema, viu. Pode ficar despreocupado

      Excluir
  7. quanto mais vc se aproxima de um sonho mais vc fica apreensivo.
    minha dúvida é na questão se eu for entregar meu exame da arcária dentária e tiver algum dente com cárie ou derrepente tiver que extrir,isso pode me reprovar?

    desde já agradeço.
    parabéns pela sua inciciativa de ajudar ao próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter pelo menos 18 dentes hígidos. Não é possível que tenham tantos dentes ruins assim...

      Excluir
  8. Soldado Fernandes tenho uma duvida e queria que me ajudasse, quando falam em entregar o exames odontológicos, o edital se refere a quais, sendo que consta apenas um exame que é o raio X da arcada. Esse sei que tem que levar mais tenho duvidas se existem mais, já que a forma que eles estão expondo no plural da a impressão que são mais.

    Caso possa me ajudar agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exame odontológico é feito na data discriminada no edital n2. Nesse dia, você vai passar por uma inspeção básica pra saber se você tem alguma deformidade ou a arcada completa.

      Excluir
  9. Sd Roberto,minha duvida é sobre o raio x da arcada dentária,no meu apareceram uns dentes com caries,já estou fazendo tratamento para poder sanar todas essas pendências,minha duvida é porque até o dia 24 que é o dia da minha inspeção não terei realizado todos os procedimentos,sera se eu levar um laudo do dentista dizendo que eu estou em tratamento eles vão aceitar? Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, cárie não um problema tão grande assim. Até porque, quando o edital fala em dentes hígidos, ele não especifica se dentes careados são não-hígidos.

      Seu medo é normal, pois nessa fase tudo é dúvida. Abraço e boa sorte.

      Excluir
  10. reducao do espaço discal L5 S1 pode me reprovar,sr roberto

    ResponderExcluir
  11. MInha duvida é mordida reprova?

    ResponderExcluir