A Segunda fase do concurso PMCE 2011/2012 compreende os exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Mas afinal, o que é esse ex...

Inspeção de Saúde: O que significa exame biométrico?

14:40 Redação 51 Comments

A Segunda fase do concurso PMCE 2011/2012 compreende os exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Mas afinal, o que é esse exame biométrico? 


O exame biométrico serve para avaliar as características físicas do candidato. É nessa fase que são feitas as medições do corpo, bem como a pesagem e análise das condições incapacitantes discriminadas no edital nº 1.


Para candidatos do sexo masculino, a altura mínima, por exemplo, é de 1m62cm, para mulheres, a altura mínima exigida é de 1m57cm. 



Esse exame é refeito por virtude da inclusão do concursado como servidor estadual, depois de realizadas todas as etapas. Até agora, só fiquei sabendo de um caso de um rapaz que conseguiu ser aprovado na segunda etapa do concurso (exames médicos-odontológicos-biométrico, etc) e na inclusão ficou reprovado. Creio que houve falha, mas até hoje este rapaz, que tinha altura inferior a mínima, não conseguiu ingressar.

51 comentários:

  1. Esse exame é pra ser feito agora ou só no dia da inspeção de saúde? fiz várias pesquisas e não encontrei nem um canto que faça esse exame.

    ResponderExcluir
  2. Ha sim, e o exame odontológico? é feito no dia da convocação do odontológico?

    ResponderExcluir
  3. Sd Roberto!Caso o candidato esteja 2cm abaixo da altura estipulada no edital,ele poderar ser considerado apto,caso esteja apto em todos os outros exames?,pois já vim rapazes e moças que fazem parte da corporação um pouco baixinhos.ME TIRE ESSA DÚVIDA,POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  4. Roberto fui aprovada mas não fui chamada pra inspeção como eu fico? passei ou não? várias pessoas tem essa dúvida e será q vão m chamar pra 2° chamada?

    ResponderExcluir
  5. eo toxicologico...não saiu a relação das clinicas e agora no diA de netregar o exames eles dizem onde fazer é isso....7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a grande dúvida dos candidatos até aqui. As clínicas que fazem esse exame já são escassas, só tem em Fortaleza. O edital não faz referência sobre o cadastramento das mesmas.

      Nas outras oportunidades, o toxicológico era pra ser entregue na data do odontológico

      Excluir
  6. e o toxicologico faz onde...e entrega qndo...nao saiu a relação das clinicas...ja tem q entregar no dia q entregar os outros exames....

    ResponderExcluir
  7. A Segunda chamada é para os candidatos que ficaram dentro das 3 mil vagas

    ResponderExcluir
  8. no edital de convocação faz mensão ao EXAME MEDICO E EXAME ODONTOLOGICO.eu não entendi muito bem mim explique melhor por favor. NEssas datas fixadas temos só que apresentar os exames ou será feito alguma avaliação com médicos e se for só para entregar pq tem duas datas uma para o medico e outra para Odontologico. aguardo muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira data você entrega seus exames. Na segunda, você vai passar por uma avaliação odontológica (bem simples).

      Excluir
    2. n vim essas duas datas que o senhor ta falando.tenhe as datas que e pra levar os exames!qual e essa outra data?

      Excluir
  9. Gostaria de saber se possível,quanto ao toxicológico se é medido o IMC do candidato?

    ResponderExcluir
  10. O Toxicológico não tem nada a ver com IMC. O índice de massa corpórea é calculado no biométrico, que é quando a idade, peso e altura são avaliados.

    ResponderExcluir
  11. Obg,eu confundi biométrico com toxicológico ao digitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH. Pensei que vc tinha confundido IMC COM THC. que é o principio ativo da Canabis.

      Excluir
  12. ola gostaria de saber qual o tipo de avaliaçao que sera feita qual será o procedimento no dia da inspeçao . obg pela informaçao .

    ResponderExcluir
  13. ola gostaria de saber qual o tipo de avaliaçao que sera feita qual será o procedimento no dia da inspeçao . obg pela informaçao .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples. Você entrega seus exames e depois vai ser pesada, medida, etc.São procedimentos simples

      Excluir
    2. Os médicos vão pedir pra você fazer alguns movimentos, te fazer algumas perguntas...todas elas relacionadas ao edital n1 que fala das condições incapacitantes

      Excluir
  14. olá amigo parabéns pelo blog, vc ajuda muita gente que precisa de informações. agora queria saber de vc. já quebrei meu antebraço e uso platina, vc acha q tem algum problema? conhece alguém que entrou q já tinha quebrado o braço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COnheço algumas pessoas que entraram nessa condição . No dia da inspeção o médico vai te perguntar se vc já fez cirurgia ou se já quebrou o braço. etc. Só reprova cirurgias graves. Não precisa mentir.

      Excluir
  15. o exame médico é no mesmo dia da integra dos exames ??e esse exame médico é o mesmo biométrico?? agradeço sd

    ResponderExcluir
  16. Sd roberto tenho uma duvida,o candidato acima do peso pode ser reprovado já no exame biometrico?,essa é a uma duvida de vários candidatos,por favor quando puder esclareça essa duvida para nós,desde já grato pela ajuda que vem nos dando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço alguns colegas hoje, que na época tinham o peso bem acima. Pra definir a situação, acho que a banca deva analisar os exames pra chegar a um consenso.

      Excluir
  17. Sd roberto tenho uma duvida,o candidato acima do peso pode ser reprovado já no exame biometrico?,essa é a uma duvida de vários candidatos,por favor quando puder esclareça essa duvida para nós,desde já grato pela ajuda que vem nos dando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde. Mas só reprova por conta da altura, má formação dos pés, cabeça, etc.

      Excluir
  18. o exame biométrico é feito no dia da entrega dos exames ???

    ResponderExcluir
  19. olá SD! os exames de sangue são feitos em laboratórios e geralmente só vem com os resultados e nao os laudos posso pegar esses laudos com um clinico geral por favor explique-me pois essa parte eu ainda nao entendi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exame de sangue só vem com as referências. Elas já são o laudo. Mas você pode fazer isso sim.

      Excluir
  20. Roberto Fernandes no dia da inspeção iremos fazer algum avaliação para os olhos? ou não pois ja estamos levando o exame. por favor mim tire essa duvida crueu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter somente que dizer umas letras que ele vai apontar num quadro, assim como no oculista. Se você usar óculos, pode ficar com eles na hora

      Excluir
  21. Sd fernandes, meus cisos estão escusos, ou seja não nasceram e ainda estão tortos la em baixo, o restante dos meus dentes estão ótimos, diz o dentista,mas to com medo de ser reprovado por isso, e não dá mais tempo para arranca-los, será que dá alguma coisa?

    ResponderExcluir
  22. sd fernandes, em meu exame das arcadas dentária deu desvio septo nasal, mas corro sou soldado do eb nunca senti nada, será que da alguma coisa, esse exame não é só para ver como os dentes estão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desvio pode causar problema de respiração.Mas você já exerce a atividade militar. Creio que se não lhe prejudica, não motivos pra reprovar.Boa sorte.

      Excluir
  23. Roberto Fernandes , eu tenho uma pequena irritação na barba, mas já estou em tratamento com uma dermatologista. Ela não impede que eu faça a barba, mas fica uma vermilhidão e uns caroços bem pequenos. Você acha que isso pode reprovar?
    Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito comum entre os homens. Conheço um amigo que tem essa irritação, nem faz tratamento. Não é uma anomalia grave.

      Excluir
  24. sd roberto tenho uma cicatriz de uma apendicite a alguns anos no abdomem. voce acha que pode dar alguma broca lá no dia do biometrico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da rigorosidade dos médicos. No edital diz que cicatriz muito extensa é motivo de reprovação.

      Excluir
  25. gostaria de saber pra q serve o teste onde o medico pede ao candidato pra ficar em pe,entao pede pra ele suspender uma perna de cada vez?

    ResponderExcluir
  26. DR.tenho pes planos,mas nao me encomodam de forma alguma,sera q serei eliminado?

    ResponderExcluir
  27. Sd, fui entregar meus exames dia 22, ai na hora do exame médico, os médicos pediram para eu fazer tanta coisa...tipo..andar de olho fechado e tal..
    ai já no fim, um deles girou os meus ombros, só que na hora de girar o ombro esquerdo ficou estalando...
    ai ele perguntou se eu já tinha deslocado o ombro, e eu disse q nao!será que deu algum problema??
    pois na hora que eles acabaram, perguntei se deu tudo certo, mas eles nao responderam...falaram que era confidencial.

    Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns dizem isto, outros são mais sinceros. Porém, esse tipo de estalo pode ser normal, dependendo de cada caso.

      Excluir
  28. boa tarde!!
    abril o concurso da policia militar do maranhão e no edital esta escrito: não possuir sinais adquiridos, tais como, orifício na orelha,septo nasal e outros...
    - o que seria esse tal sinal adquirido???? vc pode me ajudar obrigado!!!!!
    aguardo retorno

    ResponderExcluir
  29. Caro Sr. SD, gostaria de saber qual restrição dentária a PM não aceita. Que anomalias ou coisa do tipo ?

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma duvida! Hpv reprova?

    ResponderExcluir

quarta-feira, 28 de março de 2012

Inspeção de Saúde: O que significa exame biométrico?

A Segunda fase do concurso PMCE 2011/2012 compreende os exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Mas afinal, o que é esse exame biométrico? 


O exame biométrico serve para avaliar as características físicas do candidato. É nessa fase que são feitas as medições do corpo, bem como a pesagem e análise das condições incapacitantes discriminadas no edital nº 1.


Para candidatos do sexo masculino, a altura mínima, por exemplo, é de 1m62cm, para mulheres, a altura mínima exigida é de 1m57cm. 



Esse exame é refeito por virtude da inclusão do concursado como servidor estadual, depois de realizadas todas as etapas. Até agora, só fiquei sabendo de um caso de um rapaz que conseguiu ser aprovado na segunda etapa do concurso (exames médicos-odontológicos-biométrico, etc) e na inclusão ficou reprovado. Creio que houve falha, mas até hoje este rapaz, que tinha altura inferior a mínima, não conseguiu ingressar.

51 comentários:

  1. Esse exame é pra ser feito agora ou só no dia da inspeção de saúde? fiz várias pesquisas e não encontrei nem um canto que faça esse exame.

    ResponderExcluir
  2. Ha sim, e o exame odontológico? é feito no dia da convocação do odontológico?

    ResponderExcluir
  3. Sd Roberto!Caso o candidato esteja 2cm abaixo da altura estipulada no edital,ele poderar ser considerado apto,caso esteja apto em todos os outros exames?,pois já vim rapazes e moças que fazem parte da corporação um pouco baixinhos.ME TIRE ESSA DÚVIDA,POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  4. Roberto fui aprovada mas não fui chamada pra inspeção como eu fico? passei ou não? várias pessoas tem essa dúvida e será q vão m chamar pra 2° chamada?

    ResponderExcluir
  5. eo toxicologico...não saiu a relação das clinicas e agora no diA de netregar o exames eles dizem onde fazer é isso....7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a grande dúvida dos candidatos até aqui. As clínicas que fazem esse exame já são escassas, só tem em Fortaleza. O edital não faz referência sobre o cadastramento das mesmas.

      Nas outras oportunidades, o toxicológico era pra ser entregue na data do odontológico

      Excluir
  6. e o toxicologico faz onde...e entrega qndo...nao saiu a relação das clinicas...ja tem q entregar no dia q entregar os outros exames....

    ResponderExcluir
  7. A Segunda chamada é para os candidatos que ficaram dentro das 3 mil vagas

    ResponderExcluir
  8. no edital de convocação faz mensão ao EXAME MEDICO E EXAME ODONTOLOGICO.eu não entendi muito bem mim explique melhor por favor. NEssas datas fixadas temos só que apresentar os exames ou será feito alguma avaliação com médicos e se for só para entregar pq tem duas datas uma para o medico e outra para Odontologico. aguardo muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira data você entrega seus exames. Na segunda, você vai passar por uma avaliação odontológica (bem simples).

      Excluir
    2. n vim essas duas datas que o senhor ta falando.tenhe as datas que e pra levar os exames!qual e essa outra data?

      Excluir
  9. Gostaria de saber se possível,quanto ao toxicológico se é medido o IMC do candidato?

    ResponderExcluir
  10. O Toxicológico não tem nada a ver com IMC. O índice de massa corpórea é calculado no biométrico, que é quando a idade, peso e altura são avaliados.

    ResponderExcluir
  11. Obg,eu confundi biométrico com toxicológico ao digitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH. Pensei que vc tinha confundido IMC COM THC. que é o principio ativo da Canabis.

      Excluir
  12. ola gostaria de saber qual o tipo de avaliaçao que sera feita qual será o procedimento no dia da inspeçao . obg pela informaçao .

    ResponderExcluir
  13. ola gostaria de saber qual o tipo de avaliaçao que sera feita qual será o procedimento no dia da inspeçao . obg pela informaçao .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples. Você entrega seus exames e depois vai ser pesada, medida, etc.São procedimentos simples

      Excluir
    2. Os médicos vão pedir pra você fazer alguns movimentos, te fazer algumas perguntas...todas elas relacionadas ao edital n1 que fala das condições incapacitantes

      Excluir
  14. olá amigo parabéns pelo blog, vc ajuda muita gente que precisa de informações. agora queria saber de vc. já quebrei meu antebraço e uso platina, vc acha q tem algum problema? conhece alguém que entrou q já tinha quebrado o braço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COnheço algumas pessoas que entraram nessa condição . No dia da inspeção o médico vai te perguntar se vc já fez cirurgia ou se já quebrou o braço. etc. Só reprova cirurgias graves. Não precisa mentir.

      Excluir
  15. o exame médico é no mesmo dia da integra dos exames ??e esse exame médico é o mesmo biométrico?? agradeço sd

    ResponderExcluir
  16. Sd roberto tenho uma duvida,o candidato acima do peso pode ser reprovado já no exame biometrico?,essa é a uma duvida de vários candidatos,por favor quando puder esclareça essa duvida para nós,desde já grato pela ajuda que vem nos dando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço alguns colegas hoje, que na época tinham o peso bem acima. Pra definir a situação, acho que a banca deva analisar os exames pra chegar a um consenso.

      Excluir
  17. Sd roberto tenho uma duvida,o candidato acima do peso pode ser reprovado já no exame biometrico?,essa é a uma duvida de vários candidatos,por favor quando puder esclareça essa duvida para nós,desde já grato pela ajuda que vem nos dando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POde. Mas só reprova por conta da altura, má formação dos pés, cabeça, etc.

      Excluir
  18. o exame biométrico é feito no dia da entrega dos exames ???

    ResponderExcluir
  19. olá SD! os exames de sangue são feitos em laboratórios e geralmente só vem com os resultados e nao os laudos posso pegar esses laudos com um clinico geral por favor explique-me pois essa parte eu ainda nao entendi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exame de sangue só vem com as referências. Elas já são o laudo. Mas você pode fazer isso sim.

      Excluir
  20. Roberto Fernandes no dia da inspeção iremos fazer algum avaliação para os olhos? ou não pois ja estamos levando o exame. por favor mim tire essa duvida crueu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter somente que dizer umas letras que ele vai apontar num quadro, assim como no oculista. Se você usar óculos, pode ficar com eles na hora

      Excluir
  21. Sd fernandes, meus cisos estão escusos, ou seja não nasceram e ainda estão tortos la em baixo, o restante dos meus dentes estão ótimos, diz o dentista,mas to com medo de ser reprovado por isso, e não dá mais tempo para arranca-los, será que dá alguma coisa?

    ResponderExcluir
  22. sd fernandes, em meu exame das arcadas dentária deu desvio septo nasal, mas corro sou soldado do eb nunca senti nada, será que da alguma coisa, esse exame não é só para ver como os dentes estão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse desvio pode causar problema de respiração.Mas você já exerce a atividade militar. Creio que se não lhe prejudica, não motivos pra reprovar.Boa sorte.

      Excluir
  23. Roberto Fernandes , eu tenho uma pequena irritação na barba, mas já estou em tratamento com uma dermatologista. Ela não impede que eu faça a barba, mas fica uma vermilhidão e uns caroços bem pequenos. Você acha que isso pode reprovar?
    Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é muito comum entre os homens. Conheço um amigo que tem essa irritação, nem faz tratamento. Não é uma anomalia grave.

      Excluir
  24. sd roberto tenho uma cicatriz de uma apendicite a alguns anos no abdomem. voce acha que pode dar alguma broca lá no dia do biometrico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da rigorosidade dos médicos. No edital diz que cicatriz muito extensa é motivo de reprovação.

      Excluir
  25. gostaria de saber pra q serve o teste onde o medico pede ao candidato pra ficar em pe,entao pede pra ele suspender uma perna de cada vez?

    ResponderExcluir
  26. DR.tenho pes planos,mas nao me encomodam de forma alguma,sera q serei eliminado?

    ResponderExcluir
  27. Sd, fui entregar meus exames dia 22, ai na hora do exame médico, os médicos pediram para eu fazer tanta coisa...tipo..andar de olho fechado e tal..
    ai já no fim, um deles girou os meus ombros, só que na hora de girar o ombro esquerdo ficou estalando...
    ai ele perguntou se eu já tinha deslocado o ombro, e eu disse q nao!será que deu algum problema??
    pois na hora que eles acabaram, perguntei se deu tudo certo, mas eles nao responderam...falaram que era confidencial.

    Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns dizem isto, outros são mais sinceros. Porém, esse tipo de estalo pode ser normal, dependendo de cada caso.

      Excluir
  28. boa tarde!!
    abril o concurso da policia militar do maranhão e no edital esta escrito: não possuir sinais adquiridos, tais como, orifício na orelha,septo nasal e outros...
    - o que seria esse tal sinal adquirido???? vc pode me ajudar obrigado!!!!!
    aguardo retorno

    ResponderExcluir
  29. Caro Sr. SD, gostaria de saber qual restrição dentária a PM não aceita. Que anomalias ou coisa do tipo ?

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma duvida! Hpv reprova?

    ResponderExcluir